Ao professor, a palavra!

INÍCIO   *   AUTORES   *   LIVES E ENTREVISTAS   *  COMPRE O SEU

Ao discípulo, compete ouvir o mestre.

Se não o ouvir, como deixará de ser discípulo?

Infelizmente, vivemos tempos surdos ao que dizem nossos educadores. Não só não os ouvimos, como também os interrompemos; os calamos; os ignoramos. Os agredimos e vigiamos; os acusamos.

Tratados como inimigos por significativa parcela da população brasileira, os professores se veem, mais do que nunca, violentados, assustados, adoecidos. Mas não recuam. Não recuam, pois sabem o porquê da perseguição e é justamente dali que retiram sua força: quem pensa e ensina a pensar é realmente alguém perigoso. Quem educa pela e para a libertação; quem questiona e faz questionar, quem duvida e inspira a duvidar, a perguntar, a sair do lugar. Estes são os maiores inimigos daqueles que desejam manter a multidão domada, desinformada, vulnerável e insana, exatamente como está. 

Como editora, acreditamos no poder dos livros e, consequentemente, da palavra. Daí surgiu a ideia deste projeto, no qual convidamos professores da rede pública e particular para falar sobre ser professor. Sua realidade, suas dificuldades, sua história; seus desafios e superações, seus medos, sonhos, tropeços e aprendizados.

Como os discípulos que somos, nos propomos, com este livro, a aprender com quem vive na pele a realidade bruta e linda da sala de aula, da escola, da educação.

Ao professor, a palavra.

E também nosso respeito, nossa atenção, nossa gratidão e todo nosso apoio a esta luta que é de todos nós: por um país onde os discípulos de hoje se tornem os mestres de amanhã; senhores de suas vidas e destinos, capazes de pensar criticamente e independentemente. Com habilidade para transformar a si mesmo e fazer do nosso judiado Brasil uma nação finalmente livre.