Doe Depois de Ler



Campanha Doe Depois de Ler

Segundo pesquisa do Ibope de 2012, o brasileiro lê, em média, 2.1 livros por ano*.
70% não leu um único livro em 2014**.
75% nunca frequentou uma biblioteca*.
Números vergonhosos se comparados com países como a Espanha, onde a média de leitura são 10 livros por ano. Também perdemos feio para nossos vizinhos sul-americanos, como Argentina e Chile, com taxas de 4.6 e 5.4 livros lidos anualmente.
E é neste cenário brasileiro desolador que editoras como a Editora Os Dez Melhores tentam resistir.
Por isso, compreendemos que, além de editar e publicar livros com qualidade gráfica e literária, também é nossa responsabilidade fomentar a leitura em um país que pouco lê. Formar leitores, afinal, também é uma responsabilidade do escritor e sua editora.
Deste modo, buscando tirar nossos livros empoeirados da estante e colocá-los em movimento, criamos a campanha DOE DEPOIS DE LER, um selo que, desde 2016, é impresso em todos os livros publicados pela Editora Os Dez Melhores, e que espera ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de não deixar seus livros parados.


Por isso, fica aqui o nosso apelo: não guarde seus livros na estante, na gaveta, no armário.
Após a leitura, passe a obra adiante. Dê para um amigo, e peça que ele dê a outro amigo depois de ler. Assim, muitos livros que estão abandonados em prateleiras Brasil afora, juntando ácaros e poeira, passarão a circular, entretendo, encantando e conquistando novos leitores; desempenhando o papel para o qual nasceram.
Desapega e doe.
Porque um livro só é feliz quando é lido.
* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, Ibope Inteligência, 2012. ** Pesquisa Fecomercio/RJ, 2015.